12) O Sena e o Louvre

O Sena e o Louvre
Camille Pissarro
1903


1 comentários:

  1. Depois de 1893, Camille Pissarro abandonou quase inteiramente os motivos campo que formaram a parte principal do seu trabalho. A partir de então, dedicou-se a representar lugares urbanos: Paris, Rouen, Le Havre e de Dieppe.
    O pintor,ao contrário de Monet, não estudou as variações atmosféricas do mesmo motivo. Quando ele começou sua série sobre Paris, em 1893, as primeiras selecionadas foram cenas de multidão: em torno da Gare Saint-Lazare, as avenidas, e os jardins Tuilerie. Depois, virando-se para locais mais silenciosos, ele produziu uma série de pinturas do Sena e do Louvre, incluindo este. Céu e água assumiram uma nova importância na arte de Pissarro, durante os últimos dez anos de sua vida, e ele parecia ter mais interesse do que antes em observar a luz.

    Nesta tela, produzido no mesmo ano que ele morreu, a paleta muito sutilmente transmite a atmosfera de um dia de inverno em uma luz suave. Observada a partir do segundo andar de uma casa na Place Dauphine, o cenário inclui a ponta da Praça du Vert-Galant em primeiro plano, com a Pont des Arts ponte sobre o Sena, e vista para o Louvre. A composição é bem construído com linhas rígidas formadas pelo Museu do Louvre, a Pont des Arts e os contornos da praça. No entanto, a névoa de luz que envolve a paisagem amacia qualquer rigidez que poderia ter seguido a partir desta construção. Pissarro produziu cerca de 30 pinturas entre 1900 e 1903 a partir desta mesma janela. http://www.musee-orsay.fr/en/collections/works-in-focus/search/commentaire_id/la-senna-e-il-louvre-18822.html?no_cache=1&tx_commentaire_pi1%5Bsword%5D=seine&tx_commentaire_pi1%5BpidLi%5D=509%2C842%2C846%2C847%2C848%2C850&tx_commentaire_pi1%5Bfrom%5D=851&cHash=bbb68afffd

    ResponderExcluir

 
Tecnologia do Blogger.