Proposta



Sobre o Blog

Este blog consiste em uma catalogação das obras trazidas pela exposição Impressionismo: Paris e a Modernidade, em cartaz dos dias 5 de Agosto a 7 de Outubro de 2012, pelo Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.

A catalogação consiste em:
     - Informações sobre todas as obra 
     - Imagens das obras 
     - Comentários sobre algumas das obras 



Sobre a Catalogação


Todas as informações apresentadas sobre as obras foram transpostas diretamente da própria exposição: Nome original, nome traduzido, autor, ano de realização, técnica, suporte. As imagens foram encontradas na internet com auxílio de sites de pesquisa, mas não existe registro da fonte original dessas imagens. Os comentários que acompanham algumas das obras são de minha autoria, e qualquer citação estará entre aspas.



Sobre as Imagens


É evidente que a imagem digital de uma pintura não é mais do que uma pálida sombra diante da pintura original. Não afirmo isso por fetichismo estético - prefiro evitar a discussão em torno dos museus, da contemplação pura da obra de arte e do local específico a que ela deve pertencer. Digo isso pelo simples fato de que uma imagem digital não dá conta de mimetizar uma pintura  A textura da tinta se perde, assim como o brilho da luz refratária. A resolução da imagem digitalizada dificulta qualquer observação minuciosa e, mais importante, a coloração original, própria do pigmento e do suporte, se dissolve entre massas imprecisas e reajustes cromáticos. 

Quem teve a oportunidade de participar da exposição e observar as pinturas de perto, rapidamente perceberá o quanto as imagens que reuni estão aquém dos originais - ressalto que não é necessário nenhum senso estético aguçado para percebê-lo. Contudo, me esforcei ao máximo para garantir que as imagens reunidas aqui fossem tanto mais semelhantes com seus originais quanto possível. Tentei me guiar primeiramente pelas cores e depois pela resolução da imagem. Quando me senti desnorteado, incapaz de rememorar a obra diante do emaranhado de reproduções, optei por selecionar diferentes imagens de um mesmo quadro. Em alguns casos, os responsáveis pela reprodução não hesitaram em colocar uma logomarca em cima da obra. Nesses casos, preferi descartá-la, por mais precisas que fossem diante de seus pares. Quando o material encontrado não permitiu que isso fosse possível, tentei colocar essas imagens por último.

Grande parte das imagens são maiores do que os limites de visualização do blog. Vale clicar em cada uma delas para conferi-las em resolução maior.



Sobre os Comentários

Algumas das obras apresentadas acompanham um comentário crítico de minha autoria. Esses comentários  não são uma análise completa, e muito menos uma análise ideal. Antes disso, constituem um estudo, um esforço reflexivo. Estou muito distante de um especialista, e pouquíssimo distante de um mero curioso. Ainda assim, as análises presentes se propõem como um mecanismo capaz de desvelar as obras, ao menos parcialmente. Uso este espaço para desculpar possíveis equívocos, já que não o farei no interior de cada análise.

Acima de tudo, não faço as análises como um adulto, cujas opiniões sisudas já foram sedimentadas pelo tempo, mas como uma criança que, deixada solta, arrisca no mundo seus primeiros passos. Não como um mestre, cujos anos de especialização levaram ao reconhecimento de sua obra, mas como o aprendiz que tenta furiosamente copiá-lo.

1 comentários:

 
Tecnologia do Blogger.